Tem jogador que é craque em desperdiçar seu talento e fazer contratos efêmeros e sem vantagens. Depois que vira profissional é necessário ter uma boa orientação para não sair por ai ouvindo qualquer proposta e aceitando todo tipo de negociação.

Nem todos conseguem. Às vezes, a oportunidade é muito boa. Às vezes, é o momento certo para arriscar. Às vezes, o jogaor é forçado a acatar a decisão do empresário ou do clube. Às vezes, é puro desperdício. Não é sempre que a opção deve ser baseada em números. A qualidade do clube, a projeção e visibilidade na mídia também dever ser consideradas.

Existem vários exemplos de grandes potenciais que se perderam no frio do Leste Europeu ou nos desertos do Mundo Árabe por conta de negociações mal conduzidas.

Um volante habilidoso, em idade de disputar Olimpíadas, preferiu não renovar seu contrato com o clube, pois já não se sentia tão valorizado e sabia do seu potencial. Foi procurado por antigos times, mas as conversas não evoluíram muito. Já tinha algumas prospecções em andamento e decidiu priorizar as novas equipes.

Numa sexta, sem muita pretensão, ele foi conversar com uma dirigente nova que parecia muita esperta e vasculhava o mercado, em busca de um nome jovem. Antes da reunião, alguns amigos o aconselharam a apenas escutar tudo e não fechar contrato. O clube era antigo, com pouca infraestrutura, sem a menor visibilidade na imprensa. Mas, inteligente que só ela, a diretora resolveu propor um contrato curto e com grandes ganhos para o rapaz. Era a única chance que ela teria, já que comprar o passe era caro e ele, rapidamente, receberia uma proposta melhor, que ela não conseguiria cobrir.

Sem pensar muito e para aproveitar o momento, a jovem promessa assinou o papel e encerrou as negociações. Para delírio da dirigente e incredulidade dos amigos, ele mesmo anunciou sua nova empreitada e vestiu a camisa do time para toda a imprensa, em uma coletiva naquele mesmo dia.

No meio da confusão, uma dirigente de clube da cidade não acreditou nas manchetes dos jornais e pensou:

– Quanta habilidade jogada fora! Moradessajogador?!

Dica do Muricy: Não vista qualquer camisa

Deixe um comentário